Regras
Os Fab Labs pertencem a uma rede internacional de laboratórios, e oferecem as condições ideais para incentivar a inovação e criatividade ao disponibilizar o acesso a equipamento para fabricação digital e prototipagem.

O Fab Lab pode ser utilizado por todos, para criar praticamente qualquer coisa; cada um deve aprender e evoluir por iniciativa própria, partilhando o espaço e ideias com outros projetos e utilizadores.

O processo de aprendizagem no Fab Lab baseia-se na troca de ideias e experiências e na realização de projetos. Nesta base de partilha cada um deve contribuir a sua documentação com documentação e/ou tutoriais.

Segurança: trabalhar sem colocar em risco pessoas ou equipamentos; Higiene: deixar o laboratório, pelo menos, tão limpo como antes; Operações: reportar qualquer necessidade detetada a nível de ferramentas, consumíveis, e incidentes.

Os projetos desenvolvidos no Fab Lab deverão ser disponibilizados à comunidade acautelando-se, sempre que desejado e possível, a proteção da sua propriedade intelectual.

Podem ser criadas atividades comerciais/lucrativas a partir do Fab Lab mas não devem entrar em conflito com o livre acesso deste. Essas atividades devem crescer para além do Fab Lab e espera-se que os inventores e rede de Fab Labs que contribuíram para o seu sucesso beneficiem com isso.

FAQ
É um laboratório de fabricação digital que oferece uma oportunidade de materialização de ideias, conceitos, protótipos ou simplesmente de descoberta, tanto para indivíduos como para empresas, funcionando como motor de empreendedorismo e da geração de negócio.

Os equipamentos existentes no Fab.Lab Alto Minho são: Impressora 3D, CNC de Grandes Dimensões e de Pequenas Dimensões, Cortadora Laser, Plotter de Corte Vinil, Scanner 3D, Máquina de Bordar Digital.

Sim, é necessário contactar-nos previamente através de email: jrodrigues@incubo.eu ou telefone +351 258 510 050.

O Fab Lab estará disponível a todos os que queiram utilizá-lo, desde empresas a pessoas a título individual.

Qualquer tipo de objeto, basta imaginar o produto, produzir o protótipo, e numa questão de poucos dias, pode estar no mercado.

Carimbos de borracha, placas em acrílico, maquetes, madeiras, metais, moldes em plástico, impressões 3D, aplicações têxteis, aplicações para gastronomia, vinil.